Cooperativa foi multada por jogar dejetos em rede pluvial
Os resultados das amostras de água da rede pluvial de Passos, no Sul de Minas, saem entre 10 e 20 dias. As amostras foram enviadas para análise depois que a Polícia Militar Ambiental constatou que resídos da Casmil, a Cooperativa Agropecuária do Sudoeste de Minas, estavam sendo jogados na rede de estação de tratamento de esgoto, com destino a uma galeria pluvial. Por conta disso, a cooperativa foi multada em R$ 70 mil. A cooperativa também não apresentou aos policiais documentos de licenciamento ambiental.
O Saae, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, que é responsável pela rede pluvial de Passos, informou que foi feito um estudo para saber se o sistema comportaria a quantidade de dejetos liberada pela cooperativa, mas nega ter autorizado a jogar os derivados de leite sem tratamento na rede. A Casmil informou que o Departamento Jurídico vai recorrer das multas recebidas. O caso foi encaminhado para o Ministério Público.
O Gerente Industrial da Casmil, Eraldo de Souza Faria, informou ainda que a cooperativa tem uma estação de tratamento de dejetos e que análises dos efluentes apontam resultados dentro dos padrões exigidos. O Diretor Operacional da Superintendência Regional de Meio Ambiente de Varginha, Régis Maciel Ferreira Júnior, disse que o processo de licenciamento da estação de tratamento de efluentes da Casmil foi arquivado em dezembro de 2009 por falta de documentos. A cooperativa já regularizou a situação e o processo está em análise.
Veja o Video:
Nenhum comentário:
Postar um comentário