sábado, 21 de agosto de 2010

Casmil: Resultados de amostras de água saem em 10 dias

Cooperativa foi multada por jogar dejetos em rede pluvial


Os resultados das amostras de água da rede pluvial de Passos, no Sul de Minas, saem entre 10 e 20 dias. As amostras foram enviadas para análise depois que a Polícia Militar Ambiental constatou que resídos da Casmil, a Cooperativa Agropecuária do Sudoeste de Minas, estavam sendo jogados na rede de estação de tratamento de esgoto, com destino a uma galeria pluvial. Por conta disso, a cooperativa foi multada em R$ 70 mil. A cooperativa também não apresentou aos policiais documentos de licenciamento ambiental.

O Saae, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, que é responsável pela rede pluvial de Passos, informou que foi feito um estudo para saber se o sistema comportaria a quantidade de dejetos liberada pela cooperativa, mas nega ter autorizado a jogar os derivados de leite sem tratamento na rede. A Casmil informou que o Departamento Jurídico vai recorrer das multas recebidas. O caso foi encaminhado para o Ministério Público.

O Gerente Industrial da Casmil, Eraldo de Souza Faria, informou ainda que a cooperativa tem uma estação de tratamento de dejetos e que análises dos efluentes apontam resultados dentro dos padrões exigidos. O Diretor Operacional da Superintendência Regional de Meio Ambiente de Varginha, Régis Maciel Ferreira Júnior, disse que o processo de licenciamento da estação de tratamento de efluentes da Casmil foi arquivado em dezembro de 2009 por falta de documentos. A cooperativa já regularizou a situação e o processo está em análise.

Veja o Video:


Nenhum comentário:

Postar um comentário