sexta-feira, 15 de outubro de 2010

IBGE faz agendamento para facilitar coleta de dados do Censo 2010

Morador pode agendar visita do recenceador por telefone

Atualizada às 13h56
O atraso na coleta de informações do Censo 2010 fez o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) criar um sistema de agendamento, que vai facilitar o trabalho dos recenseadores e evitar atrasos na entrega das informações.
Os moradores que têm restrições de horário vão poder agendar a visita dos recenseadores por telefone, explica o coordenador regional do Censo, Gilberto Costa. O agendamento será programado de acordo com a região. Essa é a primeira vez que as pessoas podem agendar por conta própria, segundo o coordenador.
O Censo 2010 está previsto para terminar em 30 de outubro e a participação dos moradores é obrigatória por lei. O levantamento vai ajudar no desenvolvimento de programas de saúde, segurança e infraestrutura.
O agendamento é um alívio para recenseadores como Vinícius Gomes Dias, que ainda tem pelo menos cem casas para visitar até final do mês em Vinhedo, onde pelo menos 20% dos 60 mil habitantes ainda não foram cadastrados.
Em Valinhos, mais de 25 mil dos 105 mil habitantes ainda não foram registrados pelo Censo. Em todo o Estado, 1,5 milhão de pessoas não responderam ainda. Campinas chegou a figurar entre as mais atrasadas no Censo, mas pesquisadores de outros municípios chegaram para ajudar na coleta de dados. A cidade tem população estimada de 1.064.669 moradores. Treze por cento ainda não responderam ao questionário, segundo dados do IBGE, em seu site oficial.
O telefone para fazer o agendamento é 0800-7218181.
Tire Dúvidas Sobre o Censo
Posso responder o Censo pela Internet?
Pode. A resposta pela Internet será possível em todos os 5.565 municípios brasileiros.

Como faço para responder o Censo pela Internet?
A opção pelo preenchimento do questionário pela Internet poderá ser solicitada no momento da visita do recenseador ao seu domicílio. Nesse caso, o recenseador lhe entregará uma carta lacrada, que contém as instruções para acessar o questionário num site específico, incluindo um código de acesso, que é único para cada domicílio, e as senhas de segurança.

O preenchimento do questionário pela internet é seguro?
O IBGE oferece mecanismos de segurança como a autenticação, criptografia e validação da autenticidade do site. A autenticação no questionário on-line é feita através de um código de acesso único e tabela de senhas diferenciadas. Esses dados estarão numa carta com orientações de preenchimento a ser entregue em envelope lacrado na residência do morador pelo recenseador. O questionário on-line também utiliza um certificado de segurança reconhecido pela entidade certificadora Verisign e através de protocolo de segurança https garante a criptografia dos dados trafegados pela rede, garantindo assim a proteção dos dados dos usuários.

Estou respondendo o questionário pela internet, mas tenho dúvidas em relação a alguns conceitos e ao que está sendo pedido em algumas perguntas. A quem posso recorrer?

O questionário on-line possui várias formas de ajuda. Nele, você irá encontrar links com explicação de conceitos e ícones de ajuda no preenchimento. Em relação aos conceitos, em caso de dúvida, é preciso passar o mouse sobre a palavra (tem a cor diferenciada do resto do texto) para ler a explicação. E algumas perguntas possuem um ponto de interrogação no qual é preciso passar o mouse para ler a explicação. Se ainda assim você tiver dúvidas na hora do preenchimento, deverá entrar em contato com o IBGE através do telefone 0800 721 8181.

O questionário do Censo 2010 estará disponível na homepage do IBGE?

O questionário do Censo 2010 não está disponível no site do IBGE para preenchimento, apenas para consulta. Para responder, é preciso acessá-lo em endereço específico através de código de acesso e senha que constam na carta entregue pelo recenseador.

Depois que eu receber o envelope lacrado contendo a carta, até quando posso preencher o questionário pela Internet?

O questionário deve ser preenchido na Internet em até cinco dias a partir da data de recebimento da carta com as instruções de acesso.

Preciso responder o questionário completo de uma só vez?

Você poderá responder as perguntas do questionário de uma só vez ou por partes se assim preferir, já que o sistema salva as respostas automaticamente. Entretanto, há um limite para acesso ao questionário: você poderá acessar o questionário até 40 vezes, pois a carta contém 40 senhas de segurança. A cada vez que você acessar o questionário para responder as perguntas, o sistema solicitará uma senha que consta na tabela de senhas da carta que recebeu do recenseador.

Perdi a carta com o código de acesso ao questionário que o recenseador entregou. Como devo proceder?

Entre em contato com o atendimento do IBGE, de domingo a domingo das 8:00 às 22:00 pelo telefone 0800-7218181 e comunique a perda do envelope com o código de acesso. Se o código de acesso foi perdido antes de você ter iniciado o preenchimento do questionário, após ter feito contato telefônico com o atendimento do IBGE para informar o fato, o recenseador retornará ao seu domicílio com um envelope contendo novo código de acesso, que sobrescreverá o antigo que foi perdido. E se o código de acesso foi perdido após você ter iniciado o preenchimento do questionário, após sua ligação para o atendimento do IBGE, o recenseador retornará ao seu domicílio com um envelope contendo o mesmo código de acesso para que você possa continuar o preenchdimento do questionário de onde parou, já que as respostas fornecidas antes da perda do código de acesso são salvas pelo sistema.

O que acontece se eu não responder o questionário da Internet dentro do prazo estipulado?

Após os cinco dias de prazo, caso o questionário não tenha sido preenchido, o IBGE entrará em contato através de ligação telefônica automática. Se após 48 horas dessa ligação você não responder o questionário, uma atendente da Central Telefônica do IBGE ligará para lembrá-lo do preenchimento. Se mesmo assim, o questionário não for preenchido, você receberá novamente uma visita do recenseador que realizará a entrevista pessoalmente.

Qual a garantia que eu tenho de ter respondido o Censo 2010 pela Internet?

Ao finalizar o preenchimento do questionário, o sistema emitirá um número de recibo que atesta que seu preenchimento foi feito com sucesso.


 Com informações do IBGE



Nenhum comentário:

Postar um comentário